Feed on
Posts
Comentários

Arquivo

Informação sobre os domínios de formação no ano letivo de 2010/2011

As atividades lectivas abrangem todos os anos de escolaridade do 2.º ao 3.º ciclos do ensino básico e os três anos do ensino secundário com dois Cursos Profissionais (10.º e 11.º anos do Curso Profissional de Técnico de Comunicação e o 12.º do Curso Profissional de Gestão) e são asseguradas, com base em recursos desenvolvidos pelos próprios professores, através de uma plataforma tecnológica que permite a comunicação e a interação entre alunos e professores em tempo real.

As aulas e as atividades de tutoria têm uma duração de 60 minutos.

O currículo das diferentes disciplinas e anos de escolaridade segue as orientações do Currículo Nacional, embora com uma abordagem adequada à especificidade do regime de ensino e aprendizagem a distância, havendo ainda uma matriz curricular própria no caso dos três seguintes domínios de formação:

  1. Passado e Mundo Atual, englobando as disciplinas de História e Geografia de Portugal (2.º Ciclo) e de História e Geografia (3.º ciclo);
  2. Universo e a Vida, englobando as disciplinas de Ciências da Natureza (2º Ciclo) e de Físico-Químicas e Ciências Naturais (3.º Ciclo);
  3. Comunicação e Expressões, englobando as disciplinas de Educação Visual e Tecnológica (2.º Ciclo) e de Educação Visual (3.º Ciclo).

No caso da instituição “Ajuda de Mãe” as alunas têm ainda a disciplina de “Educação para a Saúde”e, como atividade equivalente à Área de Projeto, a “Escola de Mães”.

Por forma a acompanhar o trabalho escolar que os alunos são chamados a realizar fora das aulas propriamente ditas, é proporcionado um espaço de Tutoria, de alguma maneira equivalente à área curricular não disciplinar de Estudo Acompanhado no currículo nacional.

Com a atividade de tutoria, pretende-se o acompanhamento mais individualizado de cada aluno, permitindo também um relacionamento mais estreito entre a escola e as famílias dos alunos.

Cada turma de alunos itinerantes tem três professores tutores, excepto o 9.º ano, com apenas dois professores tutores. Por sua vez, as turmas das alunas da instituição “Ajuda de Mãe” têm um tutor cada uma.

Os comentários estão fechados